Banner

Integração do Scratch no Ensino da Tabela Periódica: Experiência com Alunos do 9º Ano

Rosangela Lucia Strieder

Dr. José Wilson Pires Carvalho04 de set de 2025

Resumo

A integração das Tecnologias Digitais no ensino tem sido essencial para envolver os alunos e na preparação para um mundo cada vez mais tecnológico. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir possibilidades e potencialidades do uso das Tecnologias Digitais no
ensino da Tabela Periódica, com foco no Software de programação Scratch. A pesquisa foi de natureza qualitativa com 13 alunos do 9° ano de uma escola pública do interior do Estado de Mato Grosso. Uma sequência didática de ciências foi desenvolvida ao longo de cinco encontros (10h), com o uso do Software Scratch para construir uma Tabela Periódica Interativa. Os dados foram produzidos com questionários, rodas de conversas e observações e analisados por meio do método indutivo. Os resultados indicaram que o uso do Scratch de programação foi bem aceita pelos alunos, tendo despertado interesse pelo conteúdo. A construção da Tabela Periódica Interativa, com o Scratch, apresentou desafios iniciais, na compreensão dos comandos, mas foram superados com o envolvimento, com a prática e com a colaboração entre os estudantes, o que serviu para aprimorar suas habilidades de programação; além de mostrar que o Scratch pode ser um recurso envolvente e motivador, que incentiva a criatividade e a autonomia. Portanto, essa abordagem
inovadora utilizando Tecnologias Digitais com programação em bloco, no ensino da Tabela Periódica, promoveu o engajamento podendo contribuir com a preparação dos alunos para um futuro tecnológico e proporcionou uma experiência educacional contextualizada.

Palavras–chave: Ensino Interativo. Linguagem de Programação. Tecnologias Digitais.

DOI:
https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n5p662-670