TABELA PERIÓDICA INTERATIVA NO SCRATCH: UMA PROPOSTA DE ENSINO
A Tabela Periódica, com sua estrutura organizada,sempre despertou fascínio, mesmo entre aqueles que não possuem um conhecimento aprofundado sobre sua utilidade. Ela é considerada uma das mais brilhantes construções científicas, sendo de suma importância para o ensino de Química, auxiliando na compreensão da história do universo, da composição da matéria e das características do mundo ao nosso redor (Leite, 2019; Lopes e Hölzle, 2019; Rocha et al, 2020).
Rosangela Lucia Strieder
04 de set de 2025A science didactic sequence based on inquiry-based teaching in the 9th year of Elementary School using Scratch
The research in question refers to an Investigative Didactic Sequence applied in the teaching of Science to students in the 9th year of Elementary School, as part of a master's thesis defended in the Stricto Sensu Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching - PPGECM , from the State University of Mato Grosso, UNEMAT/Barra do Bugres.
Rosangela Lucia Strieder
04 de set de 2025Integração do Scratch no Ensino da Tabela Periódica: Experiência com Alunos do 9º Ano
A integração das Tecnologias Digitais no ensino tem sido essencial para envolver os alunos e na preparação para um mundo cada vez mais tecnológico. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir possibilidades e potencialidades do uso das Tecnologias Digitais no ensino da Tabela Periódica, com foco no Software de programação Scratch.
Rosangela Lucia Strieder
04 de set de 2025EXPLORANDO O CÁLCULO DA MASSA ATÔMICA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
O objetivo do estudo foi discutir uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Química e Matemática, abordando o cálculo da massa atômica, mediada por Tecnologias Digitais (TD), com alunos do 9° ano de uma escola pública.
Rosangela Lucia Strieder
04 de set de 2025Interactive periodic table in Scratch: A mathematical approach to periodic properties in chemistry teaching
The present work, “Interactive Periodic Table in Scratch: a mathematical approach to periodic properties in chemistry teaching” argues that it is no longer possible to separate education from the environment in which the student is inserted, that is, it is increasingly necessary to use of technological resources in teaching.
Rosangela Lucia Strieder
04 de set de 2025O UNIVERSO DAS CORES E O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA POR INDIVÍDUOS DALTÔNICOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
O daltonismo é a falta de reconhecimento de cores em que um indivíduo não consegue reconhecer alguns ou todos os tons de uma determinada cor, resultando em uma dependência significativa em sua vida cotidiana. Como várias mensagens da vida diária utilizam cores para transmitir aspectos importantes da vida cotidiana, sistemas e/ou dispositivos têm sido desenvolvidos para minimizar os problemas que esse público enfrenta.
Rosangela Lucia Strieder
04 de set de 2025TABELA PERIÓDICA INTERATIVA NO SCRATCH: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DO CÁLCULO DA MASSA ATÔMICA. 5
O presente trabalho, “Tabela Periódica interativa no Scratch: uma abordagem matemática no ensino do cálculo da massa atômica” discute que não é mais possível separar a educação do ambiente em que o aluno está inserido, ou seja, é cada vez mais necessário o uso de recursos tecnológicos no ensino.
Rosangela Lucia Strieder
08 de abr de 2023