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TABELA PERIÓDICA INTERATIVA NO SCRATCH: UMA PROPOSTA DE ENSINO

Rosangela Lucia Strieder

Dr. José Wilson Pires Carvalho04 de set de 2025

INTRODUÇÃO

ATabela Periódica, com sua estrutura organizada,sempre despertou fascínio, mesmo entre aqueles que não possuem um conhecimento aprofundado sobre sua utilidade. Ela é considerada uma das mais brilhantes construções científicas, sendo de suma importância para o ensino de Química, auxiliando na compreensão da história do universo, da composição da matéria e das características do mundo ao nosso redor (Leite, 2019; Lopes e Hölzle, 2019; Rocha et al, 2020). Esse fascínio e importância se refletem diretamente no processo educacional, onde a introdução formal dos conceitos químicos aos alunos no 9o ano do Ensino Fundamental e sua posterior exploração no 1o ano do Ensino Médio estabelecem uma base sólida para a compreensão dos elementos químicos (César; Reis; Aliane, 2015; Romano et al., 2017; Cunha, 2019; Gonzaga; Miranda; Ferreira, 2019; Strieder et al. 2023; Strieder et al. 2024; Strieder, 2023). No entanto, quando se trata dos estudos sobre a Tabela Periódica, é relevante ressaltar que a abordagem dos livros didáticos, muitas vezes, é tratada de maneira abrupta e meramente descritiva, sem despertar nos alunos o interesse em pesquisar sobre os elementos químicos, compreender sua organização e explorar uma abordagem histórica. Essa falta de contextualização acaba criando uma estrutura que, muitas vezes, se limita ao plano abstrato, sem estabelecer conexões entre os elementos químicos e sua presença em objetos do cotidiano dos alunos, resultando em um estudo maçante e desinteressante sobre a Tabela Periódica (César; Reis; Aliane, 2015). Dada a natureza dos conceitos abstratos e sua frequente falta de contextualização, torna-se evidente a importância de promover a implementação de abordagens diversificadas no ensino da Tabela Periódica. A ampla disponibilidade de recursos digitais, incluindo dispositivos eletrônicos e softwares educacionais, proporciona aos educadores novas oportunidades de aprimoramento, estimulando a atualização de estratégias pedagógicas ultrapassadas e oferecendo aos alunos ambientes mais dinâmico para a construção do conhecimento. Nesse cenário, a integração de tecnologias digitais, como softwares educacionais, é ressaltada por pesquisadores como um meio eficaz para melhorar o processo de ensino (Santos, Wartha, Filho, 2010; Strieder et al. 2023; Strieder et al. 2024; Strieder, 2023). Nesse contexto, as Tecnologias Digitais englobam dispositivos desenvolvidos para obter, armazenar e processar informações, permitindo a comunicação e o compartilhamento dessas informações (Filho; Trainotti, 2018). Um software, por sua vez, é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador, a fim de executar tarefas específicas. Ele pode ser descrito como os programas, dados e instruções que controlam o funcionamento de dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e outros (Significados, 2023). O uso de Tecnologias Digitais possibilita aos educadores explorarem recursos interativos e envolventes, como softwares de programação e aplicativos educacionais, visando motivar e engajar os alunos. Essa estratégia viabiliza a implementação de objetos de aprendizagem, como animações, simulações, jogos educacionais e outros recursos interativos, que enriquecem o ambiente de ensino-aprendizagem em diversas disciplinas (Oliveira; Souto; Carvalho, 2018; Pascoin; Carvalho; Souto, 2019; Oliveira; Carvalho; Kapitango-a-samba, 2019; Leite, 2020). Entre essas tecnologias, o software Scratch se destaca como uma plataforma de programação visual acessível e amigável, que possibilita a criação de objetos de aprendizagem interativos, permitindo que os alunos criem projetos de grande interação, bem como jogos, animações e histórias, o que promove a aprendizagem de habilidades relacionadas à programação, à resolução de problemas, à lógica e à criatividade. Essas programações podem conduzir ao desenvolvimento do Pensamento Computacional (Resnick et al., 2009; Scratch, 2014; Oliveira; Cordeiro, 2016; Webbwer, 2016; Silva et al., 2016; Strieder et al. 2023). Nesta perspectiva, este capítulo visa compartilhar o processo de elaboração de uma proposta didática voltada à construção de uma Tabela Periódica Interativa utilizando o Software Scratch em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental. Essa abordagem visa transformar a Tabela Periódica tradicional em um recurso dinâmico e interativo, onde os alunos podem explorar os elementos químicos obtendo informações detalhadas ao clicar em cada elemento, tais como símbolo, número atômico, massa atômica e propriedades características. Além disso, a Tabela Periódica Interativa no Scratch pode conter animações e simulações que facilitam a compreensão dos conceitos químicos, tornando o aprendizado mais envolvente e dinâmico para os alunos (Scratch, 2014; melo et al., 2019; Braga, 2019; Lemos, 2020; Strieder, 2023). Logo, a Tabela Periódica Interativa construída no Scratch se destaca como um recurso valioso no ensino da Química, proporcionando uma abordagem inovadora e tecnológica que desperta o interesse dos alunos e favorecer tanto o contexto escolar quanto a compreensão de conceitos importantes na área de Química.

https://doi.org/10.37008/978-65-5368-423-2.09.07.24