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TABELA PERIÓDICA INTERATIVA NO SCRATCH: UMA PROPOSTA DE ENSINO

Rosangela Lucia Strieder

Dr. José Wilson Pires Carvalho04 de set de 2025

INTRODUÇÃO

A Tabela Periódica, com sua estrutura organizada,sempre despertou fascínio, mesmo entre aqueles que não possuem um conhecimento aprofundado sobre sua utilidade. Ela é considerada uma das mais brilhantes construções científicas, sendo de suma importância para o ensino de Química, auxiliando na compreensão da história do universo, da composição da matéria e das características do mundo ao nosso redor (Leite, 2019; Lopes e Hölzle, 2019; Rocha et al, 2020). Esse fascínio e importância se refletem diretamente no processo educacional, onde a introdução formal dos conceitos químicos aos alunos no 9o ano do Ensino Fundamental e sua posterior exploração no 1o ano do Ensino Médio estabelecem uma base sólida para a compreensão dos elementos químicos (César; Reis; Aliane, 2015; Romano et al., 2017; Cunha, 2019; Gonzaga; Miranda; Ferreira, 2019; Strieder et al. 2023; Strieder et al. 2024; Strieder, 2023). No entanto, quando se trata dos estudos sobre a Tabela Periódica, é relevante ressaltar que a abordagem dos livros didáticos, muitas vezes, é tratada de maneira abrupta e meramente descritiva, sem despertar nos alunos o interesse em pesquisar sobre os elementos químicos, compreender sua organização e explorar uma abordagem histórica. Essa falta de contextualização acaba criando uma estrutura que, muitas vezes, se limita ao plano abstrato, sem estabelecer conexões entre os elementos químicos e sua presença em objetos do cotidiano dos alunos, resultando em um estudo maçante e desinteressante sobre a Tabela Periódica (César; Reis; Aliane, 2015). Dada a natureza dos conceitos abstratos e sua frequente falta de contextualização, torna-se evidente a importância de promover a implementação de abordagens diversificadas no ensino da Tabela Periódica. A ampla disponibilidade de recursos digitais, incluindo dispositivos eletrônicos e softwares educacionais, proporciona aos educadores novas oportunidades de aprimoramento, estimulando a atualização de estratégias pedagógicas ultrapassadas e oferecendo aos alunos ambientes mais dinâmico para a construção do conhecimento. Nesse cenário, a integração de tecnologias digitais, como softwares educacionais, é ressaltada por pesquisadores como um meio eficaz para melhorar o processo de ensino (Santos, Wartha, Filho, 2010; Strieder et al. 2023; Strieder et al. 2024; Strieder, 2023). Nesse contexto, as Tecnologias Digitais englobam dispositivos desenvolvidos para obter, armazenar e processar informações, permitindo a comunicação e o compartilhamento dessas informações (Filho; Trainotti, 2018). Um software, por sua vez, é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador, a fim de executar tarefas específicas. Ele pode ser descrito como os programas, dados e instruções que controlam o funcionamento de dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e outros (Significados, 2023). O uso de Tecnologias Digitais possibilita aos educadores explorarem recursos interativos e envolventes, como softwares de programação e aplicativos educacionais, visando motivar e engajar os alunos. Essa estratégia viabiliza a implementação de objetos de aprendizagem, como animações, simulações, jogos educacionais e outros recursos interativos, que enriquecem o ambiente de ensino-aprendizagem em diversas disciplinas (Oliveira; Souto; Carvalho, 2018; Pascoin; Carvalho; Souto, 2019; Oliveira; Carvalho; Kapitango-a-samba, 2019; Leite, 2020). Entre essas tecnologias, o software Scratch se destaca como uma plataforma de programação visual acessível e amigável, que possibilita a criação de objetos de aprendizagem interativos, permitindo que os alunos criem projetos de grande interação, bem como jogos, animações e histórias, o que promove a aprendizagem de habilidades relacionadas à programação, à resolução de problemas, à lógica e à criatividade. Essas programações podem conduzir ao desenvolvimento do Pensamento Computacional (Resnick et al., 2009; Scratch, 2014; Oliveira; Cordeiro, 2016; Webbwer, 2016; Silva et al., 2016; Strieder et al. 2023). Nesta perspectiva, este capítulo visa compartilhar o processo de elaboração de uma proposta didática voltada à construção de uma Tabela Periódica Interativa utilizando o Software Scratch em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental. Essa abordagem visa transformar a Tabela Periódica tradicional em um recurso dinâmico e interativo, onde os alunos podem explorar os elementos químicos obtendo informações detalhadas ao clicar em cada elemento, tais como símbolo, número atômico, massa atômica e propriedades características. Além disso, a Tabela Periódica Interativa no Scratch pode conter animações e simulações que facilitam a compreensão dos conceitos químicos, tornando o aprendizado mais envolvente e dinâmico para os alunos (Scratch, 2014; melo et al., 2019; Braga, 2019; Lemos, 2020; Strieder, 2023). Logo, a Tabela Periódica Interativa construída no Scratch se destaca como um recurso valioso no ensino da Química, proporcionando uma abordagem inovadora e tecnológica que desperta o interesse dos alunos e favorecer tanto o contexto escolar quanto a compreensão de conceitos importantes na área de Química.

https://doi.org/10.37008/978-65-5368-423-2.09.07.24